psiquiatra

5 motivos para não ter medo de ir ao psiquiatra

Você tem medo de ir ao psiquiatra? É uma daquelas pessoas que acreditam no mito de que esse é um especialista que trata loucos? Teme sofrer preconceito e ser estigmatizado caso admita que foi a uma consulta psiquiátrica? É necessário rever seus conceitos!

O médico psiquiatra não é um bicho de sete cabeças! Na verdade, ele é um grande aliado da saúde mental. 

Neste post, confira os 5 principais motivos para não fugir desse profissional. Venha comigo desmistificar essa questão!

1. O psiquiatra pode cuidar da sua mente

Pare para pensar: o que você faz quando tem algum sintoma no coração? Procura o cardiologista, certo? E quando sofre alguma fratura? Busca ajuda do ortopedista, não é mesmo? 

Para cada patologia, um especialista deve ser consultado, afinal, o diagnóstico e o tratamento específico são capazes de amenizar sintomas, melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar complicações.

Logo, quando sentir que algo está errado com sua mente, não hesite, busque auxílio do psiquiatra.

2. Os problemas mentais não são exclusivamente associados à loucura

Os distúrbios mentais não se resumem à loucura. A psiquiatria é muito mais abrangente. Só para ter ideia, no Brasil, mais de 23 milhões de pessoas têm algum transtorno da mente. Os tipos são numerosos e algumas alterações mentais, como o estresse, ansiedade e depressão, têm íntima relação com a vida moderna. 

Outras enfermidades comuns no país são o transtorno bipolar, a esquizofrenia, fobias variadas, dependência química, transtorno obsessivo compulsivo.

3. Consultas psiquiátricas são discretas

Muitas vezes, o medo do psiquiatra é decorrente do pavor que a pessoa sente de ser julgada, caso alguém descubra que ela tem o hábito de se consultar com tal especialista. 

Entretanto, não há motivos para se envergonhar do acompanhamento psiquiátrico, muito menos, razões para se preocupar com a exposição, uma vez que as consultas psiquiátricas são discretas e a atuação do profissional é muito respeitosa, baseada na ética e no sigilo.

4. Psiquiatras ajudam em qualquer situação de sofrimento mental

Mais uma vez: não tenha medo de recorrer ao psiquiatra! Se você perceber alterações bruscas de humor sem motivo aparente, se as emoções se tornarem difíceis de controlar, se suas reações forem desproporcionais e você se sentir triste e frustrado com muita facilidade, busque a ajuda desse especialista. 

O psiquiatra é capaz de identificar as causas do problema e implementar tratamentos medicamentosos e psicoterápicos para amenizar os sintomas e diminuir o sofrimento dos pacientes.

5. É importante cuidar da saúde mental tanto quanto se cuida da saúde física

Não faz sentido algum cuidar do corpo sem cuidar da mente. Boa parte das pessoas não dispensa o mesmo cuidado à saúde mental que oferece à saúde física. 

É fato que os sintomas de transtornos psíquicos nem sempre são fáceis de identificar, porém, quando são percebidos, é recomendável buscar o auxílio do psiquiatra imediatamente, assim como você procuraria um dentista ao sentir uma terrível dor de dente, entende?

Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Psiquiatria. 

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp