saúde mental

7 hábitos que você deve adotar este ano para cuidar da sua saúde mental

Geralmente, as pessoas privilegiam o cuidado com a saúde física para conquistar o tão sonhado corpo em forma. Mas, já pensou que a saúde mental é tão importante quanto a saúde do seu corpo? Na verdade, não existe um sem o outro.

Para te ajudar a lidar melhor com a suas emoções, listamos 7 maneiras de cuidar da sua mente. 

Confira, a seguir.

Hábitos para promover a sua saúde mental

1. Melhore sua postura

Encare a vida de frente, erga os ombros e levante a cabeça. O fato de andar com a postura adequada tem o poder de mudar o seu dia, sabia? De acordo com um estudo recente, andar com os ombros caídos, olhando para baixo, pode impactar o humor de maneira negativa.

2. Evite a procrastinação

Abandone aquele velho hábito de deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. Procrastinar gera efeitos negativos para a saúde da mente, pois resulta em sentimentos, como desânimo, frustração, além da sensação de incapacidade. Adiar a realização de tarefas só traz prejuízos!

3. Visite o psiquiatra

Esqueça o estigma de que o psiquiatra é médico de loucos. Trata-se de um especialista, capaz de ajudar pessoas a lidar com as próprias emoções. Se você notar sintomas, como alterações no sono, mudanças bruscas de humor, descontrole emocional, tristeza ou pessimismo, não hesite em agendar uma consulta psiquiátrica.

4. Fuja de relacionamentos prejudiciais

Afaste-se de pessoas nocivas, evite relacionamentos abusivos e não deixe que ninguém diminua você. Valorize-se! Reconheça o quanto é especial e elimine da sua vida quem não lhe faz bem. Esse tipo de relação é algo muito tóxico e prejudicial para a saúde mental.

5. Pratique atividades físicas

Cuidar do corpo é essencial para quem deseja ter uma mente sã. Um dos benefícios de combater o sedentarismo consiste no fato de que exercícios físicos previnem a depressão. Ainda, estudos apontam que a prática regular de exercícios físicos reduz em 19% o risco de depressão.

6. Ria de si mesmo e não se cobre tanto

Permita-se relaxar, leve a vida com bom humor e encontre tempo para se divertir. É importante pensar no trabalho, ser responsável e cumprir os compromissos, mas não viva exclusivamente para sua carreira e nem leve tudo ao pé da letra. A saúde mental agradece!

7. Durma bem

Dormir bem é fundamental para quem deseja ficar com a mente em ordem. A privação do sono produz efeitos, como irritabilidade, mau humor, baixa concentração, déficit de memória, fadiga física e mental, problemas no raciocínio lógico e estresse. Para completar, distúrbios do sono podem acarretar desordens hormonais que afetam vários sistemas do organismo.

Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Psiquiatria. 

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp